Sustentabilidade

Social

A Souza Cruz preocupa-se com as questões de segurança e saúde dos homens e mulheres envolvidos na produção de tabaco, desta forma, disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e capacitação para o trabalho seguro nas lavouras.

 

A empresa atua de acordo  com a melhores práticas agrícolas, orientando sobre a saúde e segurança do produtor em todas as fases da produção do tabaco.
 
 
 
 

A empresa oferta Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a 100% dos seus produtores integrados e dos trabalhadores das propriedades a preço de custo além de fornecer placas de orientação e sinalização sobre período de reentrada na lavoura.

Programa desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos produtores integrados e seus familiares, capacitando-os em relação à organização e limpeza de suas instalações e fornecendo informações para promover uma produção mais segura e sustentável.

O SindiTabaco juntamento com as empresas associadas, promovem seminários de conscientização sobre saúde e segurança e proteção das crianças e do adolescentes. Desde 2009, já passou por 38 municípios produtores de tabaco e em 2018, ocorre  a 10º edição.

De acordo com a política global do Grupo British American Tobacco (BAT) pelo compromisso com a sustentabilidade de todos os envolvidos na cadeia produtiva, a Souza Cruz realiza ações para erradicar a utilização de mão de obra de menores de 18 anos na cultura do tabaco, além de colaborar ativamente com o compromisso setorial em relação a esse relevante tema.

 

A Souza Cruz é associada ao Instituto Crescer Legal, criado por iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas para oferecer oportunidades de desenvolvimento a adolescentes do meio rural, como alternativa no combate ao trabalho infantil e pensando na sucessão, planejamento e gestão das propriedades.

 O Instituto desenvolve desde 2016 o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, baseado na Lei da Aprendizagem. Saiba mais em: http://www.crescerlegal.com.br/ 

A Souza Cruz possui Orientadores Agrícolas capacitados para desenvolver e orientar os produtores integrados quanto à sustentabilidade da produção, refletindo em sua produtividade e qualidade de vida. 

É um programa desenvolvido em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina (FETAESC), prefeituras municípais e Souza Cruz, e tem por objetivo capacitar os produtores, integrados ou não à Souza Cruz, quanto ao uso das ferramentas do Pacote Windows, Office e Internet. 

As aulas têm  carga horária de 36 horas e são realizadas de forma itinerante nas localidades em que os produtores residem. Os horários  de realização das aulas são customizados, conforme demanda das turmas.

Programa realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o intuito de estimular a Gestão da Propriedade e o Empreededorismo Rural. A iniciativa estimula os jovens a desevolver projetos nas  propriedades, tendo em vista o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico. 

Programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Souza Cruz, visa capacitar produtoras e trabalhadoras rurais, proporcionando noções de gestão, planejamento financeiro, empreendedorismo, liderança e relações interpessoais. 

 

 

O Momento Souza Cruz é um programa de divulgação de spots em rádios do Sul do país que busca deixar o produtor bem informado sobre assuntos relevantes da safra. As veículações contemplam spots técnicos, que levam orientações sobre o momento da cultura, e de sustentabilidade, que atentam para a conservação ambiental e para a segurança e saúde do trabalhador rural.

No total são 73 rádios, que levam as informações até a casa dos produtores integrados. 

A revista O Produtor Integrado de Tabaco (OPIT) é publicada trimestralmente desde 1981. As edições retratam histórias de sucesso no campo dos produtores integrados e suas famílias. As matérias atentam para os cuidados a serem tomados na cultura do tabaco e com a saúde e segurança do produtor, além de disponibilizar conteúdos técnicos que reforçam a assistência técnica do Orientador Agrícola no campo e temas relevantes para o negócio.