Sustentabilidade

Ambiental

Pesquisas demonstram que a produção de tabaco é uma das culturas que menos utiliza agrotóxico entre as atividades agrícolas comerciais.

O Sindicato das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), realiza, desde 2000, o recolhimento de embalagens vazias triplice lavadas de agrotóxico na região Sul do Brasil. O programa, já recolheu mais de 10 milhões de embalagens vazias, incluindo outras culturas, abrangendo mais de 570 municípios dos estados participantes.

O Plano Diretor de Solos é um programa voltado para a conservação do solo e da água que, através do uso de tecnologias ecologicamente apropriadas para cada região, auxilia o produtor integrado no manejo adequado da  sua  propriedade. O programa tem por objetivo contribuir no aumento da produtividade, qualidade e fertilidade do solo, ao mesmo tempo, reduz os custos da produção e os impactos ambientais. 

Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Souza Cruz  desevolveu em 2016, o Programa Gestor de Recursos Florestais, com o objetivo de promover o adequado uso dos recursos florestais nas propriedades rurais e contribuir para qualidade de vida e desenvolvimento regional, além de incentivar e ampliar a cobertura florestal, especialemtne da Região Sul do Brasil 

A Souza Cruz, em 2014, através da parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) desenvolveu  o Programa Gestor de Recursos Hídricos, a fim de orientar e promover o consumo sustentável e racional da água, recurso natural imprescendível  nas atividades agrícolas das propriedades rurais e para sociedade.