Sustentabilidade

Plataforma Produtor Rural Sustentável

Um dos pilares da estratégia da empresa é a Plataforma Produtor Rural Sustentável que integra todas as ações de Sustentabilidade da empresa voltadas ao Produtor Integrado.

Assim, a Plataforma Produtor Rural Sustentável foi desenvolvida pelo nosso comprometimento com a sustentabilidade na produção agrícola com as seguintes diretrizes:

  • Ambiental: contribuir positivamente nos impactos ambientais da cadeia produtiva do tabaco;
  • Econômica: oferecer oportunidades de maximização da utilização da propriedade rural como um negócio sustentável;
  • Social: agir para a erradicação da mão de obra de crianças e adolescentes;

 

PLATAFORMA ECONÔMICA

A Souza Cruz acredita em modelos sustentáveis de diversificação agrícola como forma de fortalecer a sustentabilidade econômica dos produtores rurais familiares, com foco também nas questões sociais e ambientais inerentes às atividades agrícolas, gerando um desenvolvimento constante da qualidade de vida no campo e estimulando a sucessão rural familiar.

 

PROGRAMA MILHO E FEIJÃO APÓS A COLHEITA DO TABACO

Programa criado de forma pioneira pela Souza Cruz e Secretarias da Agricultura dos três Estados do Sul do Brasil em 1985, incentiva o plantio de safrinha de grãos após a colheita do tabaco como forma de aumentar a renda e a qualidade de vida na propriedade rural familiar.

A partir de 2014, passou a ser coordenado pelo SindiTabaco e realizado em parceria com Afubra, Secretarias Estaduais da Agricultura e Federações da Agricultura e dos Trabalhadores na Agricultura nos três Estados do Sul do Brasil.

Incentiva a proteção do solo e o aproveitamento da adubação residual do tabaco para o aumento da renda nas propriedades rurais, sendo também uma prática de Manejo Integrado de Pragas e Doenças. Estimula a produção de alimentos para uso na propriedade, seja para consumo humano ou como insumo para outros sistemas de criação, gerando ainda renda com a comercialização de produções excedentes.

PROPRIEDADE SUSTENTÁVEL

Desenvolvida desde 2007 em parceria com EPAGRI e FETAESC e, posteriormente em 2009, com FETAEP e FETAG, a capacitação gerencial do produtor integrado tem como base o desenvolvimento sustentável da propriedade através do planejamento racional das atividades, da gestão financeira e do respeito às questões socioambientais.

Monitora todo o movimento econômico das propriedades rurais participantes do programa, proporcionando uma visão de viabilidade financeira e gerando referências para uso por todas as propriedades rurais da região produtora de tabaco nos três Estados do Sul do país.

Foca o planejamento com base no envolvimento familiar e na disponibilidade dos ativos da propriedade.

 

PLATAFORMA SOCIAL

A Souza Cruz preocupa-se com as questões de segurança e saúde dos homens e mulheres envolvidos na produção de tabaco, disponibilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e oferecendo, a preço de fábrica, capacitação para o trabalho seguro.

SOL RURAL – SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

            Programa desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos produtores integrados e seus familiares, capacitando-os em relação à organização e limpeza de suas instalações e fornecendo informações para promover uma produção agrícola mais segura e sustentável.

PROGRAMA CRESCER LEGAL

 Através da conscientização de produtores integrados e sociedade, objetiva combater e prevenir o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco.

Programa desenvolvido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), empresas associadas e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

 

COM LICENÇA VOU À LUTA

Programa desenvolvido pelo SENAR em parceria com a Souza Cruz, que visa capacitar mulheres, proporcionando noções de gestão, planejamento financeiro, empreendedorismo, liderança e relações interpessoais. O público-alvo é de produtoras e trabalhadoras rurais.

            Para participar dos módulos do programa, é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter cursado pelo menos até a 4ª série do ensino fundamental.

DESPERTAR RURAL

É um programa desenvolvido em parceria com a FETAG, FETAESC, Prefeituras municipais e Souza Cruz, e tem por objetivo capacitar os produtores, integrados ou não à Souza Cruz, no uso das ferramentas do Windows, Office e Internet. A carga horária é de 36 horas e as aulas são realizadas de forma itinerante nas localidades em que os produtores residem. Os horários e turnos de realização das aulas são customizados, conforme demandado por cada turma.

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO RURAL (PER)

Programa desenvolvido e realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que busca, através do desenvolvimento de competências gerenciais e inovadoras, ampliar a capacidade de liderança dos agricultores, estimulando o potencial de empreendedorismo e influência do mesmo, auxiliando nas transformações sociais, econômicas e ambientais de forma sustentável.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA QUALIFICADA

Orientadores agrícolas capacitados para desenvolver e orientar produtores integrados quanto a sustentabilidade da produção, refletindo em sua produtividade e qualidade de vida. Presente em todas as fases da cultura.

 

PLATAFORMA AMBIENTAL

USO DE AGROTÓXICOS

            Recentes pesquisas demonstram que a produção de tabaco é uma das que menos utiliza agrotóxico dentre as atividades agrícolas comerciais.

  • Uso do Manejo Integrado de Pragas e Doenças e das Melhores Práticas Agrícolas.
  • Desenvolvimento de variedades híbridas, com resistência a doenças.

PROGRAMA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Programa realizado de forma pioneira, desde 2000, pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em parceria com empresas associadas e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

2,6 mil pontos de coleta nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná, a coleta é realizada através das centrais regionais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, com as quais as empresas associadas ao SindiTabaco também estão associadas.

PLANO DIRETOR DE SOLOS

Através de orientações técnicas, auxilia os produtores integrados   quanto ao uso sustentável do solo e da água. Além da assistência técnica dos orientadores agrícolas para 100% dos produtores integrados, mais de 20 mil pessoas já participaram de seminários e dias de campo.

PROGRAMA GESTOR DE RECURSOS HÍDRICOS

Conjunto de recomendações que promove o consumo sustentável de toda água utilizada na rotina da propriedade rural e das atividades agrícolas. Conteúdo desenvolvido de forma inédita em parceria da Souza Cruz e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

PROGRAMA GESTOR DE RECURSOS FLORESTAIS

A Souza Cruz, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolveu o Programa Gestor de Recursos Florestais (PGRF). O Programa tem como objetivo promover o adequado uso dos recursos florestais nas propriedades e contribuir para a qualidade de vida e o desenvolvimento regional, além de incentivar e ampliar a cobertura florestal, especialmente na Região Sul do Brasil.