Sustentabilidade

CAMINHO CERTO

Vanderlei Peter Tochtenhagen, 40 anos, tem uma vida confortável ao lado da esposa Eliane Affeldt Tochtenhagen, 37 anos e seus filhos Talison Natan Tochtenhagen, 17 anos e Emely Thayne Tochtenhagen, 8 anos. Na propriedade de 50 hectares, localizada em Palmeira, no município de Chuvisca (RS), o casal planta 4 hectares de tabaco com produtividade média de 3.500 kg/ha. Além disso, possuem em torno de 5 mil pés de eucalipto, cultivam milho para a criação de animais e para venda, além de outras culturas para o consumo próprio. Vanderlei, que é produtor integrado à Souza Cruz há 13 anos, conta que a jornada do casal para chegar à atual tranquilidade não foi fácil. Até os 21 anos, quando casou, trabalhava com o pai, também produtor integrado à Souza Cruz. Depois disso, mudou-se para a propriedade do sogro, de quem se tornou sócio. Passados quatro anos, o pai de Eliane os presenteou com 20 hectares de terra.

“Era uma área sem benfeitorias e que precisava ser preparada para viver e produzir nela. De início construímos nossa casa, um galpão e uma estufa”, relembra o produtor.

 

Dois anos depois, a exemplo do pai, Vanderlei se tornou parceiro da Souza Cruz. “Era o meu sonho, pois eu percebia na prática o diferencial que a empresa oferecia. A Souza Cruz mudou nossa vida”, destaca. A família já obteve um trator e implementos, construíram mais duas estufas e um galpão, adquiriu carros e moto e, em 2016, compraram mais 30 hectares de terra. “Crescemos ao longo desses anos, pois contamos com a assistência técnica da Souza Cruz. É isso que nos permite produzir um tabaco com qualidade e com máxima produtividade”, finaliza Vanderlei.