Sistema Integrado

O Sistema Integrado na Souza Cruz

Criada em 1903 pelo imigrante português Albino Souza Cruz, foi a pioneira na fabricação de cigarros com fumo enrolado em papel de forma industrial, iniciando suas atividades com apenas 16 funcionários trabalhando em um sobrado no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

O sucesso do empreendimento foi rápido e obrigou Albino a expandir a produção. Em 1910, a Souza Cruz comprou a Imperial Fábrica de Rapé Paulo Cordeiro, na rua Conde de Bonfim, nas matas da Tijuca, e instalou a sua primeira fábrica.

Na busca de mais recursos e aporte de tecnologia para que a empresa pudesse acelerar seu ritmo de crescimento, em 1914 Albino Souza Cruz transformou a companhia em uma sociedade anônima, passando o controle acionário ao grupo British American Tobacco.

Esta mudança alavancou o crescimento da Souza Cruz, levando-a a criar o Sistema Integrado de Produção de Tabaco em 1918 e a se tornar a maior indústria de tabaco da América Latina. A partir daí, a Souza Cruz aumentou sua produção, internacionalizou-se, evoluiu tecnologicamente, sendo um marco desta evolução a inauguração da Usina de Processamento de Santa Cruz do Sul em 1996, considerada na época a maior e mais moderna do mundo. Neste caminho, a empresa tornou-se líder absoluta de mercado e referência internacional no marketing de produtos de consumo de massa e na produção sustentável de produtos agrícolas.

Mais detalhes desta história em www.souzacruz.com.br