Notícias

Safra vai repetir o bom volume de contratações

12.03.2018

Até a segunda quinzena de fevereiro, a indústria fumageira de Santa Cruz do Sul havia chamado 3.607 safreiros. Como muitos trabalhadores foram empregados nas semanas seguintes e ainda há perspectiva de contratações, a tendência é de uma repetição do bom desempenho na geração de vagas do ano passado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), Sérgio Pacheco, existe um grande otimismo quanto à safra deste ano. “Além do número de contratos, esperamos que eles durem de cinco a seis meses, o que também é muito positivo”, projeta.

Pacheco ressalta que, entre a última semana de fevereiro e a primeira semana de março, ocorreram muitas contratações para a safra deste ano. “E como ainda existe bastante tabaco para ser comprado dos produtores, poderemos ter uma continuidade na oferta de vagas”, comemora.

O setor espera uma safra dentro da “média histórica” (veja no quadro acima). Segundo o Stifa, descontando o ano de 2016, quando a geração de vagas foi barrada pela crise econômica, o número de 6 mil contratos em média é constante. “Em 2016, a economia de Santa Cruz perdeu cerca de R$ 10 milhões”, avalia.

Fonte: Portal do Tabaco