Notícias

Relembre as boas práticas no momento de enfardameto do tabaco.

26.03.2018

Para a confeccção dos fardos, deve ser utilizadas caixas apropriadas para este fim, com medidas internas de 60cm altura x 40cm largura x 90cm comprimento. Os fardos deverão ser uniformes e pesar entre 50kg a 55kg para o tabaco Estufa e 45kg a 50kg para o tabaco Galpão.

Para amarração dos fardos, somente poderão ser utilizados os fornecidos pela Souza Cruz. O cartão de fardo deve ser preenchido e fixado corretamente. Os fardos devem ficar em pé e cobertos com pano de algodão ou lona plástica até o momento do carregamento.

Umidade do tabaco curado em Estufa

A umidade ideal para o enfardamento do tabaco curado em estufas é de 17% de umidade, podendo chegar no máximo a 20%. A recomendação é que o tabaco seja enviado para a unidade compradora o mais rápido possível após o enfardamento.

A entrega do tabaco com sinais de umidade superiores a 17% é passível de desconto segundo a Normativa 10 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Umidade do tabaco curado em Galpão

A umidade ideal para o enfardamento do tabaco curado em galpões é de 18% de umidade, podendo chegar no máximo a 24%. Quanto menos tempo o tabaco ficar armazenado na propriedade do produtor após a despenca, menor será a tendência em reabsorver umidade e com isso perder qualidade. Por isso, a recomendação é despencar o tabaco e, assim que possível, enviar para a unidade compradora.

A entrega do tabaco com sinais de umidade superiores a 18% é passível de desconto segundo a Normativa 10 do Ministério da gricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

 

Em caso de dúvidas, consulte seu Orientador Agrícola.