Notícias

O benefício das tecnologias na propriedade

10.03.2020

O agronegócio está acelerando a introdução de tecnologias, aumentando a escala, a produtividade e otimizando a força de trabalho. No setor tabagista, por exemplo, o Brasil é o primeiro país no ranking de exportações e o segundo maior produtor do mundo. Só na região Sul – nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – concentra-se 98% de toda essa produção de tabaco.

Entendendo a importância de uma cadeia produtiva sustentável e de qualidade, a Souza Cruz introduziu, no ano de 1918, um sistema pioneiro de suporte e assistência técnica aos seus produtores. Hoje, com mais de 100 anos, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) é uma parceria técnico-comercial com agricultores integrados à empresa. É através do SIPT, também, que a Companhia busca oportunidades para que seus produtores integrados tenham acesso as melhores tecnologias. A partir de um intenso trabalho de identificação e desenvolvimento de novas tecnologias e do treinamento dos Orientadores Agrícolas, a empresa incentiva a implementação das técnicas desenvolvidas, as quais visam menos trabalho, maior produção e mais qualidade do produto, gerando mais renda ao agricultor e sustentabilidade para o seu negócio.

“Dentro da Souza Cruz temos a área de Difusão de Tecnologias, destinada à divulgação das tecnologias e práticas que a empresa entende como essenciais para uma boa safra. O objetivo deste setor é acelerar a implantação das melhores práticas na propriedade de cada um dos nossos produtores parceiros, além de treiná-los e capacitá-los da melhor forma”, conta Cristian Durignon, Coordenador de Difusão de Tecnologias. “Para o produtor, a implementação dessas tecnologias, sem dúvidas, alavanca a produtividade e melhora a qualidade do produto. Quem segue as indicações oferecidas pelo Orientador Difusor de Tecnologias vê notórios resultados.”

Na imagem abaixo, confere-se algumas das tecnologias e práticas recomendadas para a produção do tabaco:

Para Luis Kuthanski, Analista de Difusão de Tecnologias da Souza Cruz, a importância da implementação das tecnologias fomentadas pela Souza Cruz, é poder observar inúmeros benefícios para a sua propriedade, como o incremento de qualidade e produtividade, aumento de renda e maior conforto para a família.

Assim, o objetivo da área de Difusão de Tecnologias é garantir a prosperidade para os agricultores e comprovar que, através das melhores práticas recomendadas, eles terão menos trabalho e resultados satisfatórios como mais rendimento, qualidade, eficiência e renda. Todas as tecnologias são demonstradas através de treinamentos e seminários realizados em parceria com os Orientadores Agrícolas e os produtores difusores, situados nos mais diversos municípios produtores de tabaco nos três estados do Sul.

Se você gostaria de conhecer como funciona e quais são os benefícios que determinadas tecnologias possam lhe trazer, converse com o seu Orientador e peça para participar dos eventos promovidos pela área de Difusão de Tecnologias da Souza Cruz. Lá, você poderá tirar todas as suas dúvidas e conferir de perto como cada tecnologia funciona na prática.