Notícias

Instituto Crescer Legal promove edição especial do Nós Por Elas

03.09.2020

Pandemia dá novo formato ao programa, mas temática principal continua: a realidade da mulher no meio rural. Pandemia dá novo formato ao programa, mas temática principal continua: a realidade da mulher no meio rural. 

Seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades entre 18 a 21 anos, aceitaram o desafio de participar da edição especial do Nós por Elas – A voz feminina do campo. Realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o programa abordará temas relacionados à sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.  

As abordagens foram sugeridas pelas jovens que vão aprofundar os temas em encontros guiados por profissionais do Instituto e dos cursos de comunicação da Unisc para elaboração dos roteiros e gravações. “Quem está ao lado da mulher em momentos de necessidade? Como a sociedade enxerga a mulher? Como a pandemia alterou a rotina das mulheres? São alguns questionamentos que se pretende responder”, complementa a educadora Maria da Graça Vieira. 

Segundo a coordenadora do Nós por Elas, Cristiana Rehbein, a inovação deste ano está voltada à adaptação do programa à pandemia que terá encontros virtuais e gravação dos boletins por meio de aplicativos. “Devido a situação atual, abrimos uma edição especial, com a participação voluntária de meninas que já participaram do programa e que estão habituadas a trabalhar com a construção de roteiros. Certamente será um aprendizado para todos nós”, afirma. 

“O programa está consolidado, tanto na geração de conteúdo relevante a partir da reflexão conjunta das meninas, bem como na parceria com a Unisc e com as entidades que veiculam os boletins. Mas nesse ano atípico algumas modificações na execução foram necessárias”, explica a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf.  

Assim como em outras edições, o material produzido será veiculado em programações de rádio de entidades parceiras do Instituto. Disponibilizar o conteúdo em novas plataformas digitais também deverá ser uma das próximas novidades do programa. Ouça os boletins produzidos nas últimas edições.  

 

PARTICIPANTES 2020

Aline Schroeder 

Candelária 

Maira Carolina Petry 

Vera Cruz 

Jéssica Voeltz 

Vale do Sol 

Camila dos Santos  

Vale do Sol 

Franciele Melyza Tornquist 

Vera Cruz 

Isabela Beatriz Müller Schwengber 

Santa Cruz 

 

SOBRE O NÓS POR ELAS – Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero é um dos objetivos do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo. O projeto busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade. Em três edições, 26 jovens já foram capacitadas para serem multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

Participantes se reúnem virtualmente para tratar temas relevantes ao universo feminino

 

Foto: Divulgação