Notícias

Instituto Crescer Legal divulga novas turmas para 2020

10.09.2019

Setembro 2019 – O ano ainda não terminou, mas o Instituto Crescer Legal já está planejando 2020. No ano em que completará cinco anos de atividades, uma nova região passará a ser abrangida: Canguçu, no Sul do Rio Grande do Sul receberá o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com o curso voltado para gestão e empreendedorismo. Além de Canguçu, estão garantidas outras seis turmas, nos municípios de Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul.

Na tarde desta terça-feira, 3 de setembro, ocorreu no Palacinho de Santa Cruz do Sul a assinatura do documento de formalização da parceria do Instituto com o município para realização de nova turma na localidade de Alto Paredão. Participaram o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, o diretor administrativo, Sérgio Rauber, a gerente Nádia Fengler Solf, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, e a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques.

O processo de inscrições, seleção e matrículas dos adolescentes no Programa de Aprendizagem será coordenado pelo Instituto Crescer Legal e contará com o apoio de agentes locais – orientadores agrícolas das empresas associadas e parceiros da educação, saúde e assistência social – na busca ativa pelos adolescentes que integram o público alvo.

“Muito se fala em sustentabilidade, mas é preciso tornar essa palavra em ação. Em um curto espaço de tempo o Instituto já conseguiu oportunizar aos jovens do campo uma alternativa para o contraturno escolar e temos percebido uma grande evolução nos egressos. A parceria com o município é fundamental para nosso programa ser realizado, uma vez que utilizamos a estrutura das escolas e, nesse sentido, agradecemos o apoio da prefeitura de Santa Cruz do Sul e também dos demais municípios parceiros”, ressaltou o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a escola está sendo totalmente revitalizada. “Receber esse programa em nossa rede é muito gratificante por dar uma nova visão aos jovens do campo, assim como a oportunidade para que possam repensar o campo”, disse.

Em 2019, cerca de 130 jovens de Herveiras, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz vão ser certificados. A formatura conjunta está marcada para o dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul (RS).

SOBRE O INSTITUTO – Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem. Diferente do que acontece na cidade, ao invés de trabalharem na empresa contratante, se reúnem diariamente no contraturno escolar para falar sobre e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Sete novas turmas estão previstas para 2020 na região de Santa Cruz do Sul e no Sul do RS. Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

 

Foto: Divulgação

Fonte: Instituto Crescer Legal