Notícias

Instituto Crescer Legal

04.12.2017

Para combater o trabalho infantil, é necessário ir além da conscientização, é preciso oferecer conhecimento e oportunidade.

O Instituto Crescer Legal foi criado a partir de ações desenvolvidas por entidades e empresas do setor de tabaco desde 1998, que conscientizam e combatem o trabalho infantil no campo. O Instituto tem como objetivo oferecer aprendizagem e profissionalização, aos jovens para que permaneçam e se desenvolvam no meio rural.

Projeto - Piloto

O projeto-piloto “Programa de Aprendizagem Profissional Rural” foi criado com base na Lei da Aprendizagem, e implementou sua primeira turma em maio de 2016. Seu objetivo foi oportunizar uma formação teórica e prática para a atuação empreendedora e cidadã dos jovens no campo, especialmente filhos de produtores de tabaco.

O Programa tornou-se realidade em cinco municípios do Rio Grande do Sul, em parceria com  as Secretarias Municipais de Educação, dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e com o estado pela 6° Coordenadoria regional de Educação. Atuando de forma conjunta com a escola, a família e a comunidade, valorizando o protagonismo do jovem e a importância do conhecimento para o futuro.

O Projeto-Piloto de 2016/2017 implementou o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”. Contou com 100 jovens que realizaram uma carga horária de 920 horas. As 5 turmas concluíram o curso no final deste ano, 4 delas já passaram pela formatura. A última será no dia 07 de dezembro.

Devido ao sucesso deste ano, já estão previstas mais 7 turmas para o ano de 2018. “Dar oportunidade aos adolescentes do meio rural era nosso principal objetivo, mas acredito que superamos a expectativa inicial com os resultados apresentados no piloto. É fantástico o que faz a oportunidade nas mãos dos jovens” declara Iro Shünke, Diretor Presidente do Instituto Crescer Legal.

Quer saber ainda mais sobre o Instituto Crescer Legal? Clique aqui.