Notícias

Frente fria passa rápido e é seguida de massa de ar polar

26.07.2021

Análise: A semana anterior praticamente não registrou chuvas nas áreas produtoras de fumo mesmo com a passagem de uma frente fria, mas os três estados do Sul tiveram frio excessivo e temperaturas perto de zero ou até negativas com o posterior avanço de uma massa de ar de origem polar. O frio pode ter prejudicado as lavouras com mudas instaladas de forma precoce. Neste momento, a água disponível no solo se encontra acima dos 70% desde o RS até o PR.

Previsão: Uma frente fria passa rapidamente entre hoje e quarta-feira, primeiramente no RS, depois sobre SC e PR. O sistema é rápido mas vem com pontos de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Se espera um incremento de até 10% na umidade do solo da região, embora os índices estejam confortáveis. Já o frio que vem na retaguarda do sistema é intenso e a temperatura cai muito rapidamente já na noite da quarta-feira no RS e posteriormente se espalhando na quinta-feira por Santa Catarina e Paraná. Se espera uma onda de frio tão forte quanto a última, com valores de temperaturas negativos, especialmente em áreas mais altas e condição para geadas amplas pelo menos até a sexta-feira. Posteriormente, a partir do domingo, o tempo volta a mudar e a chuva retorna.

Previsão para os próximos sete dias

Segunda-feira (26/07):

Chuva com trovoadas e rajadas de vento de forma pontual no RS. Temperaturas ainda confortáveis na maior parte dos três estados, embora tenha previsão de mínimas acontecendo no período da noite no RS.

Terça-feira (27/07):

A  chuva se espalha rapidamente desde cedo entre SC e PR e tempo abre no RS. Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar avança e já começa a derrubar a temperatura na metade sul do RS já com condição de geadas. Mesmo as máximas devem ficar baixas, com destaque para a Campanha gaúcha com menos de 10ºC.

Quarta-feira (28/07):

A chuva já vai embora na madrugada de quarta- feira pelo PR e o tempo abre completamente em SC. A quarta-feira já amanhece com temperaturas abaixo  de zero no Alto Uruguai, Serra, planalto, oeste e Serra de SC e planalto do PR com geadas. Durante o dia, as máximas ficam abaixo dos 9ºC em grande parte do RS, SC e sul do PR.

Quinta-feira (29/07):

Tempo firme nos três estados do Sul. Será a manhã mais fria da semana com geadas amplas nos três estados e condição para temperaturas negativas, sobretudo nos pontos mais altos. Durante a tarde, o frio já ameniza em relação à tarde anterior.

Sexta-feira (30/07):

Tempo firme nos três estados do Sul. Muito frio ainda é esperado com geadas amplas nos três estados do Sul, especialmente nos pontos mais altos. Tarde com subida gradual das temperaturas máximas.

Sábado (31/07):

Aumento da quantidade de nuvens entre PR e SC, embora a condição para chuva seja baixa. A temperatura já sobe um pouco mais por causa da nebulosidade, em relação aos dias anteriores, tanto pela manhã quanto à tarde.