Notícias

Família Orben desfruta dos benefícios do Canteiro Padrão

19.05.2021

A propriedade organizada da família Orben revela a disciplina e a força de vontade das pessoas que ali vivem e alavancam seu sustento com o trabalho na agricultura. Há mais de meio século, o casal Angelo e Delurdes, ambos de 71 anos, vivem da produção de tabaco na localidade de Barracão, em Orleans (SC). Experientes na produção da planta, viram o desenvolvimento da cultura e o quanto as novas técnicas podem facilitar o trabalho dos agricultores.      

Angelo e Delurdes Orben estão aposentados, mas auxiliam os filhos compartilhando conhecimento

A produção de mudas é um exemplo de que a tecnologia traz benefícios importantes, não só na qualidade da planta, mas também na redução da mão de obra. “A gente tinha canteiros no chão e dava muito trabalho para conservar limpo, sem falar nas doenças que afetavam as mudas”, explica Angelo. Ao observar os filhos Claudiomiro, 48 anos, e Gilberto, 46 anos, trabalhando com o canteiro padrão, ele vê o quanto evoluiu a produção. “Eles trabalham bem menos e tem mudas de qualidade, o que é fundamental para uma boa lavoura”, comenta.

Na propriedade foram instalados 12 canteiros padrão com capacidade para 180 mil mudas e, no entendimento do produtor, a mão de obra diminuiu muito. “O canteiro padrão é simples de montar, a brita conserva a limpeza e o manejo dos plásticos na hora de abrir para receber a luz do sol e a ventilação também é muito tranquilo”.

Ele ainda acrescenta que as bandejas plásticas são de fácil manuseio no momento da limpeza e na colocação do substrato. E ainda há economia na utilização de adubo e agroquímicos.

Concomitantemente com o canteiro, a família investiu na energia fotovoltaica, economizando significativamente na energia elétrica. “Esse é um investimento que se paga” afirma. Além disso, em 2021, a família adquiriu um novo trator. “E vamos continuar investindo para ter economia e menos trabalho na propriedade”, finalizou Gilberto.

Angelo e Delourdes estão aposentados, mas ainda acompanham os filhos dividindo experiências. “Principalmente na cura do tabaco que reflete na qualidade da folha que vem da lavoura”, comenta o Orientador Agrícola da BAT Brasil, Waldemar Vavassori. Ele ainda salienta que a família está satisfeita com os investimentos em tecnologia, já que estão refletidos no sucesso da propriedade.

Família Orben conta com o apoio do Orientador Agrícola da BAT Brasil, Waldemar Vavassori

Propriedade da família vista de cima, com seus 12 canteiros que possuem capacidade para 180 mil mudas.