Notícias

Dia Mundial das Mulheres Rurais

15.10.2019

O protagonismo feminino é algo cada vez mais perceptível na condução do negócio rural.

E, para homenagear a força da mulher rural e todas as protagonistas dessa história, existe o Dia Mundial das Mulheres Rurais, estabelecido pela ONU em 1995 para ser celebrado todos os anos no dia 15 de outubro.

Você conhece as iniciativas que existem no Brasil para destacar a importância do apoio e do empoderamento das mulheres rurais?

Reconhecendo a luta pelo espaço feminino no campo e fortalecendo suas atividades produtivas, existe o “Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar Mulheres Rurais”. Há, também, a campanha #MulheresRurais, realizada periodicamente pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em âmbito regional. Entre essas e outras, as iniciativas auxiliam no reconhecimento da luta das mulheres rurais.

A representatividade feminina no campo está cada vez mais forte e reconhecida, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres no campo. Por isso, é importante estar ciente sobre o cenário rural nas questões de gênero e igualdade, e empenhar-se cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo.

Lembre-se: em caso de dúvidas, consulte seu Orientador(a) Agrícola.