Notícias

Canteiros e Cultivares

12.05.2020

A produção de tabaco requer alguns cuidados e boas práticas – e, dentre elas, está a produção de mudas. Para alcançar um melhor resultado nessa etapa, adota-se o sistema de produção de mudas no Canteiro Padrão, construído dentro de um módulo padrão para o tabaco do tipo Estufa; enquanto para o para a produção do tipo Galpão, recomenda-se a construção do Canteiro Padrão dentro do Galpão Padrão.

O primeiro passo é a escolha do correta do local para a construção do canteiro, pois isso influenciará na qualidade da muda. Para o tabaco Estufa, por exemplo, é necessário que se tenha para a construção do canteiro:

  • Área com boa ventilação;
  • Boa incidência de luz solar (sentido Leste-Oeste);
  • Área bem nivelada;
  • Não construir próximo a nascentes ou cursos d’água;
  • Área cercada.

Exemplo de Canteiro Padrão

Já para o tabaco do tipo Galpão, a recomendação é que os canteiros sejam construídos dentro do Galpão Padrão visando a qualidade, redução de custos e mão de obra, já que não há necessidade de utilizar lonas, arcos e corsas, uma vez que o galpão já possui cobertura.

Assim como nas recomendações do tabaco estufa, a construção do canteiro do tabaco tipo Galpão deve seguir a nivelação do terreno, montagem das bordas e revestimento do canteiro com pedra brita. Além disso, é necessário:

  • Construir no máximo 8 canteiros por galpão, para permitir a centralização deles;
  • Construir 3 ou 4 canteiros distanciados a 60cm de cada lado dos esteios centrais.

Exemplo de Canteiro Padrão

 

Como escolher o melhor cultivar?

Obter mudas de qualidade refletirá em toda a produção do tabaco. Assim, a Souza Cruz, através da área de GLAD (Global Leaf Agronomy Development), disponibiliza continuamente novos cultivares de tabaco, que passam a constituir um portfólio capaz de atender as necessidades da empresa quanto aos pilares estratégicos de sustentabilidade dos produtores, da satisfação dos consumidores, bem como do atendimento à regulamentação.

A escolha do cultivar a ser plantado é um dos fatores fundamentais para o sucesso da lavoura, por isso, junto com o seu orientador agrícola, observe algumas características:

No entanto, além da escolha do melhor cultivar para a sua propriedade, devem-se utilizar as melhores técnicas de manejo para se buscar melhores resultados na produção de tabaco, com qualidade e produtividade. Dessa forma, precisam ser considerados alguns fatores, dentre eles:

Isso tudo tem o intuito de explorar ao máximo o potencial qualitativo e produtivo da planta. Ainda, para produzir plantas com qualidade e alcançar a produtividade almejada, a fase da produção de mudas deve ser bem planejada e acompanhada das recomendações técnicas dos orientadores agrícolas. Converse com o seu!