Notícias

Biodiversidade: o fundamento da vida na Terra

19.05.2020

No dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, a qual é conhecida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens – a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. A biodiversidade é o fundamento da vida na Terra e, além de ser crucial para o funcionamento dos ecossistemas que nos fornecem produtos e serviços essenciais para a vida, dependemos dela para a nossa saúde e segurança.

A Souza Cruz, entendendo a extrema importância do cuidado e da preservação que esse recurso necessita, realiza diversas ações e práticas para manter vivo o nosso maior patrimônio. Entendendo que as ações de manejo da biodiversidade são capazes de trazer benefícios para a produção agrícola e para a conservação da natureza, os produtores rurais são incentivados a realizarem práticas de cuidado, como a polinização, do controle de pragas, da proteção do solo e da reciclagem de nutrientes, por exemplo.

Ainda, a empresa, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Paraná (UFPR), desenvolveu o Programa Gestor de Recursos Florestais – PGRF, uma importante ferramenta para professores, pesquisadores, estudantes da área e produtores integrados à empresa, com o objetivo de promover o adequado uso dos recursos florestais nas propriedades, contribuindo para a biodiversidade, a qualidade de vida e o desenvolvimento regional, além de incentivar e ampliar a cobertura florestal, especialmente da Região Sul do Brasil. 

Também, em parceria com o curso de graduação em Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, desenvolveu o Programa Gestor de Recursos Hídricos – PGRH, distribuído a todos produtores integrados e entidades ligadas ao tema, reunindo valiosas informações sobre a legislação e as boas práticas para a conservação da água na propriedade rural, reduzindo, assim, o impacto de cheias ou estiagens.

 

Faça também a sua parte!

Abaixo, algumas ações que são recomendadas para o manejo da biodiversidade nas propriedades rurais:

Lembre-se: Em caso de dúvidas, consulte seu Orientador Agrícola.