Informações técnicas

Tecnologias de Cura

A cura do tabaco é uma fase importantíssima para destacar a qualidade do produto e fixar sua identidade sensorial.

Para o tabaco estufa, a tecnologia disponível é a Estufa LL Metálica Padrão. Ela opera para otimizar a eficiência térmica, com isolamento que pode reduzir até 25% do consumo da lenha.

Junto com a Estufa, operam duas tecnologias: Controlador Inteligente de Cura (CIC) e One Block.

O Controlador Inteligente de Cura (CIC) permite a regulagem automática de temperatura e umidade no interior da Estufa LL durante as diferentes fases do processo. Segundo o Analista de Pesquisa da Souza Cruz, Claudionei Konopka, “O CIC interpreta as temperaturas do tabaco na estufa LL e realiza, de forma automática, os ajustes necessários para cada fase da cura, reduzindo impactos na qualidade do produto, ocasionados por decisões equivocadas. Depois da fase da amarelação, o produtor libera o aparelho e deve apenas ficar atento ao alarme para repor a lenha na fornalha, quando necessário. É uma tecnologia que revolucionou a cura do tabaco”.

O One Block, por sua vez, é um modelo de fornalha mais eficiente em relação aos modelos convencionais. Sua tecnologia reduz consideravelmente o risco de vazamento de fumaça para o interior da estufa, o que preserva a qualidade das folhas de tabaco. Além disso, por ter seus tubos na vertical, o One Block minimiza o acúmulo de cinzas – e, quando acumuladas, são facilmente removíveis através das tampas externas.

Para o tabaco Galpão, foi desenvolvido o Galpão Padrão, que apresenta as melhores condições de cura para este tipo de tabaco. Além disso, seu correto carregamento é um fator determinante para a qualidade das folhas.

Seguindo as orientações em relação ao momento ideal da cura e o melhor uso de cada tecnologia, também entendendo cada necessidade do seu tabaco, o resultado será perceptível.

Lembre-se: Em caso de dúvidas, consulte seu(sua) Orientador(a) Agrícola.