Informações técnicas

Tecnologias de Colheita

As tecnologias na agricultura surgem a partir de investimentos em pesquisas e são desenvolvidas para otimizar a produção nas propriedades, buscando gerar ainda mais resultados.

Para o momento da colheita do tabaco galpão, a tecnologia desenvolvida é a colhedora mecanizada. Além de reduzir o uso da mão de obra e o custo operacional da colheita, seu uso proporciona mais conforto durante o trabalho.

Para resultados ainda melhores, também é recomendado um preparo prévio na lavoura. Esse preparo pode ser feito a partir de quatro fatores:

1. Planejamento de áreas de manobra

A plantação deve possuir uma folga no início e no fim da carreira, para que o trator possa ser manobrado em segurança. O ideal é planejar essa área antes de iniciar o transplante das mudas, mas caso o plantio tenha sido realizado em toda a área, pode-se fazer a colheita manual no espaço necessário para a manobra e, após, seguir com a colheita mecanizada.

2. Superfície do solo para plantio

O plantio não deve ser feito dentro de sulcos, e sim com o solo reto em camalhões altos de base larga. Os sulcos impedem que as plantas sejam cortadas rentes ao solo.

3. Plantio alinhado

Quanto mais alinhadas estiverem as plantas, melhor será o rendimento da colhedora. Dessa forma, se as plantas não estiverem alinhadas, a sugestão é reduzir a velocidade da máquina.

4. Colheita de baixeiro

A colheita do baixeiro favorece a colheita mecanizada, pois proporciona uma melhor visualização do ponto de corte, oportunizando um corte mais afastado do solo que resulta em menos quebra de folhas.

 

De forma geral, a máquina não exige preparações prévias. Suas vantagens são visíveis e, com o cuidado nos pontos mencionados, os resultados da colheita serão ainda melhores.

Lembre-se: Em caso de dúvidas, consulte seu Orientador(a) Agrícola.