Informações técnicas

Produção Sustentável de Lenha

Você sabe todas as utilidades que a lenha possui?

Além de servir como abastecimento para estufas de tabaco – que você já sabe -, a lenha pode ser muito útil no desenvolvimento sustentável da sua propriedade! Você pode usá-la em construções rurais, manutenção de cercas, reformas de benfeitorias e até mesmo para gerar uma renda extra com a venda da lenha que não for utilizar.

Por isso, possuir dentro da propriedade o cultivo de algumas espécies florestais pode ser uma excelente ideia, tendo em mente, sempre, que o segredo é o bom manejo da floresta e a escolha das espécies que mais se adaptam à sua propriedade – o auxílio do(a) Orientador(a) Agrícola é muito importante nesse momento. O Eucalipto é um bom exemplo de cultivo para produzir lenhas: desenvolve-se rápido e produz bastante madeira.

Depois de escolher a espécie ideal e iniciar a produção da própria lenha, é importante estar ciente dos cuidados que essa prática necessita. 

Outro ponto que deve receber atenção é o espaçamento entre as mudas no momento do plantio. Geralmente, as mudas possuem crescimento rápido e, se não existe muito espaço para que elas se desenvolvam, as árvores podem ficar mais finas ou até morrerem, resultando em prejuízo para o(a) produtor(a).

Antes de plantar, siga as recomendações da tabela sobre o potencial das espécies e consulte o seu Orientador Agrícola