Informações técnicas

Contratação: o que é importante saber?

Você sabia que um ambiente de trabalho adequado aumenta o equilíbrio emocional e o ânimo dos trabalhadores? Isso resulta em produtividade, sucesso e no bem-estar das comunidades envolvidas na cadeia produtiva do tabaco. Um bom ambiente de trabalho oferece condições agradáveis para desenvolver os serviços designados. No caso da produção de tabaco, existem direitos e obrigações específicas que devem receber atenção.

 

Os trabalhadores rurais também possuem suas obrigações, assim como seus direitos, que devem ser respeitados pelo produtor contratante.

 

Além do mais, cabe aos produtores empregadores garantir medidas de primeiros socorros aos trabalhadores em caso de acidente de trabalho. Ele também deve instruir os trabalhadores para que tenham cuidado ao levantar pesos, realizar transportes manuais e fazer outros serviços pesados. As ferramentas, máquinas e implementos agrícolas devem estar funcionais e dentro das normas de segurança e saúde.

Por fim, os empregadores precisam disponibilizar aos trabalhadores áreas como instalação sanitária, local para refeições e alojamentos (quando houver permanência de trabalhadores na propriedade rural entre as jornadas de trabalho).

Lembre-se: Em caso de dúvidas, consulte seu(sua) Orientador(a) Agrícola.